sexta-feira, 10 de julho de 2009

Did you know?

Revendo alguns links antigos, encontrei um para um vídeo muito interessante no youtube. Trata-se da última atualização de uma série de vídeos com curiosidades diversas. Vale assistir:





Apesar de os dados serem de 2008, a informação ainda é bastante válida e o que mais me chamou a atenção são os dados referentes a informação.
Segundo o vídeo, apenas em 2008, a humanidade gerou mais informação do que nos 5 000 anos anteriores. A implicação disso é muito simples: a cada dia seremos bombardeados com mais e mais informação. Mais do que isso, a cada dia produziremos mais e mais informação, mesmo sem querer. O simples fato de você estar utilizando este computador neste momento está gerando informações.
Mais complicado do que criar ou obter informação, certamente é a atualização dela. Cursos, livros e até mesmo jornais não são mais fonte de informações totalmente atualizadas. E aquilo que é ensinado em um curso superior certamente estará desatualizado antes mesmo do fim dele. Provavelmente antes mesmo do fim do semestre.
Uma rápida reflexão leva a uma única questão: aonde isso irá parar?
Certamente é impossível dizer, mas acredito que a informação saíra de nossas mentes e ficará armazenada em dispositivos cada vez mais potentes. Pesquisar informações será algo trivial, se já não é hoje. Pense quantas pesquisas na internet você faz por dia e tente lembrar quantas você fazia 3 ou 4 anos atrás. Pense quantas pesquisas você faz nos arquivos de seu computador hoje. Quantas pesquisas você faz no seu trabalho.
Não deve demorar para que boa parte da nossa vida se transforme em pesquisar e ligar informações para criar novas informações, em um ciclo infinito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário