sexta-feira, 17 de julho de 2009

A web é a plataforma

Muito tenho lido sobre o sistema Chrome OS, anunciado pela Google alguns dias atrás. A proposta me pareceu bastante interessante: criar um sistema operacional leve e simples, objetivando principalmente permitir o acesso à world wide web.

Qualquer desenvolvedor sabe que cada vez mais os sistemas estão sendo pensados para a web. Boa parte dos novos sistemas é executado diretamente dentro de browsers, operando exclusivamente sobre a web. Assim, o Chrome OS vem de encontro a uma demanda crescente por conectividade e agilidade. A plataforma alvo do sistema, ao menos das primeiras versões, deve ser a dos netbooks, outra tecnologia que deixou de ser promessa e tornou-se realidade. Muita gente deixou de querer performance e alto poder de processamento, passando a exigir alta portabilidade e duração de baterias. Ou seja, o Chrome OS tem tudo para encontrar um amplo nicho de mercado, basta que a Google consiga embarcar o sistema com algumas parcerias.

O que não podemos deixar de pensar é qual o objetivo da gigante em desenvolver um sistema operacional próprio, ao invés de contribuir com uma das várias distribuições linux existentes. A resposta para mim parece simples: ela quer as pessoas na web. Quanto mais as pessoas dependerem dos serviços on-line, melhor para ela, que se mostra como grande player em diversos serviços, desde as pesquisas, até os documentos, passando por e-mails, notícias, blogs, agendas. O Google parece querer disponibilizar tantos serviços quanto puder, todos recheados com seus Ads (as "propagandinhas", que constam inclusive neste blog).

Mas a Microsoft não está muito atrás nesta disputa. Lançou não muito tempo atrás uma nova verão do Internet Explorer, anunciou que o Windows 7 possuirá recursos para computação em nuvem, além de uma possível versão do Office on-line. Tudo para manter-se ativa no mundo web.

Que o computador é a rede nós já sabíamos, o que estamos vendo agora é a web se tornando plataforma para o desenvolvimento de aplicações e mais, transformando-se no foco do desenvolvimento de sistemas operacionais. Computador off-line já é coisa do passado há muito tempo, quem sabe no futuro computador off-cloud também o seja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário