terça-feira, 8 de setembro de 2009

GWT

Como prometido, nos próximos posts tentarei compartilhar alguns dos assuntos que tem me mantido ocupado ultimamente.
Começando por um toolkit com o qual tenho trabalhado mais intensamente: o Google Web Toolkit (GWT).
Citando o Google, criador do Toolkit: "Atualmente, criar aplicativos para a web é um processo tedioso e com alta incidência de erros. Os desenvolvedores podem passar 90% do tempo trabalhando para contornar peculiaridades do navegador. Além disso, a criação, a reutilização e a manutenção de grandes bases de código JavaScript e componentes AJAX pode ser difícil e delicada. O Google Web Toolkit (GWT) facilita esse processo, permitindo que os desenvolvedores criem rapidamente e mantenham aplicativos front end JavaScript complexos e de alto desempenho na linguagem de programação Java." (Fonte: Visão geral).

Resumindo, o objetivo principal é tornar o desenvolvimento das chamadas Rich Internet Applications rápido e fácil, utilizando basicamente a linguagem Java. Objetivo que é cumprido muito bem: não tenho conhecimento algum de Javascript e pouquíssima experiência em desenvolvimento web, porém, isto não tem impedido de desenvolver utilizando o toolkit.

Não vou escrever parágrafos e mais parágrafos sobre as diversas funcionalidades e possibilidades. Ao invés, vou citar alguns artigos dos quais obtive e continuo obtendo muitas informações sobre o toolkit:
Além do GWT básico, é possível também utilizar extensões como o Ext-js para criar aplicacões ainda mais poderosas.

Possivelmente aborde novos assuntos relacionados ao GWT nos próximos posts.

Nenhum comentário:

Postar um comentário