sábado, 12 de dezembro de 2009

Chrome

Alguns dias atrás recebi um e-mail com a notícia de o navegador do Google, o Chrome, passou a ter uma versão para beta Linux. Desde então, este é meu navegador padrão também no Ubuntu.
Fiquei até um pouco surpreso pela quantidade de recursos disponíveis. Por se tratar de uma primeira versão, esperava menos funcionalidades e menos opções, porém encontrei todas as funcionalidades que utilizo no Windows: processos independentes para cada aba, diversas opções de favoritos, janela anônima (Incognito Window), temas e plugins.
Estes dois últimos itens foram a maior surpresa: são funcionalidades recentes até para a plataforma Windows. Alguns dos plugins estão sendo bastante úteis, como o leitor de pdf embutido e o notificador de novos e-mails do Gmail e de compromissos no Calendar. Outra funcionalidade bastante interessante é a opção de fixar páginas, que não encontrei na versão Windows.



Esta opção me lembrou muito a opção de fixar aplicativos no Chrome OS, e é de se imaginar que esta versão do browser é a mesma que roda no sistema operacional da Google baseado em Linux. De qualquer forma, fixar abas me pareceu bastante prático e é mais um conceito bastante interessante adicionado ao browser.
Além de tudo, o navegador é bastante estável e rápido, especialmente para aplicações AJAX. A torcida agora é para que o sistema receba atualizações e melhorias frequentes, da mesma forma que ocorre para o Windows.

Para encerrar, o novo anúncio do Google Chrome liberado pela Google recentemente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário