quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Realidade aumentada

Pipocando alguns temas para TCC, um dos temas que surgiram foi a tecnologia que muitos dizem ser o futuro da informação: a realidade aumentada. Pesquisando rapidamente pela internet, é possível perceber que a realidade aumentada tem uma linha de pesquisa muito mais ampla do que se imagina e busca, basicamente, captar elementos do mundo real e adicionar elementos virtuais, gerando uma nova "realidade".
Um exemplo? Que tal uma demonstração de uso de realidade aumentada proposta pela BMW:



O que mais assusta nesta tecnologia sem dúvida é o bombardeio de informações. Se os computadores e televisões já nos bombardeiam de informação hoje, o que dizer de um dispositivo que adiciona a informação ao mundo real, fundindo ambos em uma nova realidade? Um grupo de alunos de arquitetura criou uma simulação demonstrando quão robotizante pode ser a realidade aumentada:




Impressionante? De fato, esta tecnologia promete muito e ainda está razoavelmente distante de se tornar realidade. Mas não tanto. Aplicativos como o Layar e o Wikitude já trazem a realidade aumentada aos smartphones atuais. Levar esta tecnologia a dispositivos ainda mais portáteis como relógios ou óculos parece apenas uma questão de tempo.

Algumas demonstrações interessantes do Layar no youtube:








Fontes: pcdebolso.com, OVelho.com, Layar.com, Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário