sexta-feira, 19 de março de 2010

Governo

Nas últimas semanas participei de uma discussão sobre o aumento da tarifa de ônibus em Blumenau. A discussão aconteceu na universidade, em uma disciplina que tem um propósito de discutir os problemas sociais contemporâneos. Mas não é sobre isto que quero falar.
Um dos questionamentos do professor foi a respeito de alternativas que pudessem reduziar o valor da tarifa. Entre as muitas alternativas apresentadas, fiquei um pouco impressionado com a quantidade de responsabilidades atribuídas ao governo: "o governo deveria controlar melhor a tarifa", "o governo deveria aumentar os impostos sobre automóveis [???]", "o governo deveria conscientizar as pessoas", o governo isso, o governo aquilo.
A primeira impressão que me veio foi a de que é fácil atribuir responsabilidades aos outros, no caso ao governo, e dizer que os outros não as cumprem. As pessoas parecem se sentir aliviadas e menos responsáveis quando a "culpa" parece não ser delas.
Mas, em uma segunda impressão, me lembrei que o governo não passa de uma representação popular. Logo, se o governo não cumpre suas obrigações, a culpa na verdade é de quem o elegeu e não cobrou o que prometeu. Ou pior, quem elegeu e sequer questionou as responsabilidades que depois quiz atribuir ao governo.
De qualquer forma, continuo achando mais interessante analisar a responsabilidade própria e cumprir com as "obrigações individuais" antes de sair atribuindo responsabilidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário