sábado, 1 de janeiro de 2011

Dicas para um iniciante em Linux

Há pouco mais de um ano e meio resolvi migrar de vez para a plataforma Linux. O impacto inicial foi bastante forte, mas não demorei para me adaptar por completo. Como primeiro post de 2011, compartilho algumas experiências que tive como iniciante, na forma de dicas que podem ajudar quem se interessar pela plataforma Linux.

Leia
Embora as distribuições tenham avançado em usabilidade, ainda é sugerida uma boa leitura antes de mergulhar em alguma delas. Leia os manuais disponíveis, pesquise, faça comparações. Vai custar um tempinho mas certamente vai melhorar muito sua experiência com a distribuição.
Teste os live CDs rapidamente
Várias pessoas que conheço passaram bastante tempo testando as funcionalidades de distribuições através de Live CDs. Aqueles CDs que permitem iniciar o sistema sem fazer a instalação, diretamente da unidade de CD. Na minha opinião, essa está longe de ser a melhor forma de avaliar uma distribuição Linux. Teste rapidamente o Live CD, confira se a interface lhe agrada, se a distribuição é interessante e parta para uma instalação. Se não quiser mudar as configurações do sistema, você pode usar uma máquina virtual até se sentir realmente confiante.
Instale a partir do pen drive
A maioria das distribuições disponibilizam imagens de CDs de instalação. Mas, se você não tem um computador muito velho, você pode fazer a instalação a partir de um pen drive. Assim você não precisa perder tempo comprando e gravando os tão antiquados CDs. Um dos melhores softwares que permitem montar uma instalação Linux em um pen drive a partir de um computador rodando Windows é o UNetbootin (tutoriais aqui e aqui).
O hardware funciona
Uma das coisas que mais me impressionaram nas minhas primeiras instalações de distribuições Linux (acreditem, já fiz algumas até acertar) foi a facilidade no reconhecimento do hardware. Praticamente todas reconheceram os dispositivos ou apontaram que os novos pacotes que precisavam ser instalados. Tudo de forma bastante automática. Exceto se você tiver um hardware bastante exótico, seu computador tende a funcionar corretamente.
Use o gerenciador de pacotes
Nos meus primeiros passos em distribuições Linux, instalar novos softwares era um grande pesadelo. Eu precisava encontrar o pacote certo, baixar, rodar algumas linhas de comando, blá blá blá. Eu sei que isso até pode ser divertido, mas normalmente não é. Para facilitar a vida do usuário, a maioria das distribuições Linux encapsula também um gerenciador de pacotes instalados. O Ubuntu, por exemplo, apresenta um gerenciador bastante completo, com possibilidades de visualizar os pacotes instalados, pesquisar pacotes disponíveis em reposiórios e instalá-los. Tudo através de um ambiente gráfico simples e intuitivo. Minha sugestão é: quando precisar instalar algum software, procure antes no gerenciador.
Gerenciador de pacotes do Ubuntu

Não tenha medo das linhas de comando
Tudo bem, as linhas de comando não são nada amigáveis e muito menos intuitivas. Mas muitas vezes elas são muito mais rápidas e completas. Em outras vezes elas são obrigatórias. Portanto, não tenha medo delas. O prompt de comando está ali para te ajudar. Além disso, se você não estiver tentando nenhuma operação exageradamente exótica, certamente haverão exemplos na Internet para copiar e colar.
Leia as mensagens
Depois de algum tempo usando computadores, apertar Ok ou Cancel nas mensagens de que aparecem se torna algo quase automático. Fechar a mensagem para depois ver qual foi o problema acontece, e muito. Em seus primeiros passos em qualquer distribuição, a sugestão é que você não faça isso. Leia a mensagem, tente entender o que ela diz e depois escolha a opção mais adequada. Assim você evitará experiências frustrantes por causa de uma simples escolha errada.
Não esqueça da segurança
Que a maioria esmagadora dos males digitiais (vírus, trojans, worms, etc) é voltada para computadores com Windows ninguém duvida. Isso não significa que computadores que não rodam Windows estão seguros. Busque antivírus no seu gerenciador de pacotes, instale e deixe rodando. Não vai fazer mal algum ao seu sistema. Se quiser ir mais além, busque um firewall também, mas esteja preparado para configurar bloqueios e desbloqueios de portas antes de o sistema ficar totalmente funcional.
KlamAV, um dos antivírus mais usados nas distribuições Linux

Mantenha o sistema atualizado
Outra dica importante relacionada principalmente com a segurança. A maioria das distribuições contém um gerenciador capaz de atualizar todos os pacotes instalados a partir do gerenciador. Portanto, bastam alguns cliques e uns downloads para que o sistema inteiro esteja atualizado. Todos os aplicativos e o núcleo do sistema podem ser mantidos atualizados assim facilmente. Em minha curta experiência com Linux nunca tive problemas com atualizações que danificaram ou desconfiguraram o sistema.
Gerenciador de atualizações do Ubuntu

Peça ajuda
A maioria dos usuários está acostumada a pedir ajuda pessoalmente a outros usuários. Se você estiver com algum problema e não puder pedir ajuda pessoalmente, use a Internet. A maioria das distribuições tem ao menos um fórum associado. Poste sua dúvida, descreva seu problema e interaja com outros usuários. Seu problema poderá ser resolvido mais facilmente do que você pensa.

Espero que os conselhos sejam úteis. Nos próximos posts apresentarei também alguns softwares interessantes que estou utilizando no Ubuntu.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, conselhos realmente úteis.

    O impacto inicial é mesmo grande. Só fui "migrar" para o Linux ano passado, é uma vergonha para quem é da área, mas nunca tinha sentido necessidade. Tentei algumas vezes no passado, mas desistí em seguida pois não tive "saco" de configurar. Acho que uma das barreiras é entender que o sistema utiliza pacotes e que basta você procurar por eles e instalar. Diria que é uma quebra de paradigma para que está acostumado a procurar por programas no google, baixar e instalar. A pessoa fica querendo saber como baixa o ".exe para instalar, hehehe... depois que entende como funciona, a coisa começar a funcionar.

    No começo tive dificuldades configurando placa de vídeo e os pacotes de mídia, mas agora está tudo 100%. Mantenho um dual boot com o Windows, pois tem coisas específicas para rodar lá, mas hoje uso mais o Ubuntu, estou plenamente satisfeito, e bem ambientado com as linhas de comando. :)

    Seria legal dar dicas de sites também. Um que me ajudou bastante foi o ubuntued.info, com tutoriais bem detalhados para instalar e configurar o sistema.

    Aguardo as dicas de softwares.
    ;-)

    ResponderExcluir