sábado, 25 de julho de 2009

7 impressões

Depois de alguns minutos de uso, escrevo este post diretamente de dentro da última versão de testes do Windows 7. Pois é, quem diria, aqui estou eu utilizando uma das versões mais esperadas dos sistemas operacionais da gigante.

Por incrível que pareça, minhas primeiras impressões são muito boas. O sistema é bastante ágil e estável. Instalei os softwares básicos mais a JDK e o Eclipse. Todos instalados com bastante agilidade. A única incompatibilidade que encontrei durante as instalações foi com o antivírus NOD32. Os programas também carregam com bastante agilidade.

As maiores inovações que pude perceber estão na interface gráfica. Novas animações e novas barras de ferramentas dão um novo ar ao estilo Windows Vista. Entre estas inovações gráficas está o componente que mais gostei no Windows 7, a nova barra de tarefas. Ela agora mostra um ícone do programa em execução e agrupa todas as janelas abertas por um aplicativo em um único ícone. Mantendo o mouse sobre uma das janelas, ela é colocada em evidência. Bem mais interessante que as versões anteriores. A barra de inicialização rápida foi praticamente fundida à barra de tarefas. Acho que a intenção é permitir acesso rápido a todos os aplicativos, estando eles em execução ou não. Gostei tanto dessa nova barra que acho que ela até merece um print :)



Um problema da interface na minha opinião ainda é o exagero nas transparências, mas pelo menos isso é configurável.

O painel de controle e as ferramentas administrativas também evoluíram, embora ainda acho elas bastante confusas. A impressão que tenho é que estão tentando facilitar a vida de usuários domésticos, mas ao mesmo é necessário abrir cada vez mais janelas e navegar por cada vez mais opções para se conseguir o que quer. Um ponto positivo sem dúvida é o acessório para remocão de programas instalados, muito mais objetivo do que nas versões anteriores.

Mas o que acho que todo mundo quer saber é se o 7 é de fato mais leve que o Vista. Embora tenha utilizado pouco o Vista, o que percebi até agora é que o 7 não é mais leve, e sim mais rápido. O consumo de memória e de processamento não ficaram muito abaixo do consumo do Vista, porém todas as operações estão ocorrendo com muito mais agilidade.

Enfim, o 7 tem tudo para ser um ótimo sistema operacional. Ainda não me convenceu a migrar de volta da plataforma Fedora, fora isso ele vai bem :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário