quinta-feira, 30 de julho de 2009

Regresso

Citando a declaração da NVIDIA a respeito do aumento da taxa de impostos sobre as placas de vídeo, anunciado recentemente:

"Todos,
A NVIDIA como uma empresa séria e comprometida com nossos clientes, parceiros e a evolução de inúmeras industrias, respeita a decisão do governo brasileiro e do Coana e sempre obedecerá as leis e regulamentações impostas.

Porem, hoje ao nosso ver, o Brasil deu um enorme passo para tras no desenvolvimento de diversas industrias produtivas, criativas e cientificas que dependem fundamentalmente das GPUs para produzir conhecimento, valor, riqueza e a base para o desenvolvimento continuado do pais. Hoje, sem qualquer sombra de duvida, todo e qualquer engenheiro, arquiteto, projetista, designer, cientista, quimico, fisico, pesquisador, artista, geólogo, geofisico, médico depende direta ou indiretamente das GPUs para exercer suas profissões. A própria Petrobrás depende de GPUs para explorar e produzir petroleo assim como Volkwagen, Ford, GM, Fiat para produzir automóveis mais seguros e a Embraer a produzir aviões mais eficientes e seguros. Hospitais e laboratórios médicos dependem de GPUs para diagnosticar pacientes e salvar vidas, algumas vezes, antes que estas venham ao mundo. Empresas farmacêuticas dependem de GPUs para desenvolver medicamentos e prevenir doenças. A GPU se tornou nos últimos anos, um insumo essencial para todas estas industrias e profissões.

O aumento da tributação apenas encarece, dificulta, desacelera e reduz a produtividade e qualidade de resultados obtidos por estes profissionais que formam a base da produção de conhecimento e valor e a preservação e melhoria da qualidade de vida em nosso pais.

Na industria de computadores é um passo para trás tão grande quanto, uma vez que com a introdução de novos sistemas operacionais Windows, Linux e Leopard, as novas tecnologias DirectX Compute, OpenCL e CUDA amplamente adotada pela industria mundial de software, são incorporadas nativamente em seus sistemas operacionais e softwares para usar o imenso poder de processamento das GPUs para executar até as tarefas mais cotidianas para qualquer categoria de usuário e não mais somente como um processador de gráficos para jogos como visto por uma ótica míope e retrograda.

Mais uma vez, demonstra-se que os interesses de um pequeno grupo com agendas de curto prazo e visão limitada e míope das tecnologias de GPUs e seus usos em diversas industrias, se sobressai e anula os interesses de longo prazo de desenvolvimento de inúmeras industrias e o desenvolvimento do nosso pais.
Mais uma vez o aumento da tributação, potencialmente resultará no favorecimento e crescimento da industria da informalidade uma vez que a demanda por GPUs jamais poderá ser plenamente suprida pela industria local com suas inúmeras limitações produtivas, financeiras e de escala. Mais uma vez corremos o risco de voltaremos à situação de 3 anos atrás quando 98% de mais de 500.000 GPUs consumidas no Brasil por trimestre, poderá possivelmente, ser fornecido pelo mercado informal que não gera nenhum ganho ao pais.

Nós estamos decepcionados com a falta de visão de longo prazo e visão estratégica do que é melhor para o pais. Como dito anteriormente, acatamos e obedeceremos as leis e regulamentações impostas, porem defenderemos o que achamos correto em favor do bom senso, da ética e do desenvolvimento do nosso pais a longo prazo e principalmente as inúmeras industrias que dependem de GPUs. Defendemos o fato que processadores gráficos, são insumos essenciais para o desenvolvimento de diversas industrias e seus produtos, que levam o pais a crescer, se fortalecer e produzir conhecimento e valor. E trabalharemos juntos com nossos clientes, parceiros, cientistas, artistas para que a decisão seja reconsiderada em favor do bem coletivo e desenvolvimento de nosso pais."

Concordo em gênero, número e grau.

Nas próximas eleições, vote nos mesmos candidatos e partidos que já estão aí, para que eles continuem a fazer o bom trabalho que estão fazendo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário