quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

DNS, parte 1: Tentando Turbinar a Navegação

Há algum tempo minha conexão com a internet tem passado por maus momentos. Lentidão, instabilidade de velocidade e conexão, e outros problemas. Para tentar turbinar a navegação enquanto um upgrade não vem, resolvi testar um servidor de DNS alternativo.
O DNS, ou Domain Name System, é um sistema de gerenciamento de nomes e de endereços. Segundo a Wikipédia:

"O DNS (Domain Name System - Sistema de Nomes de Domínios) é um sistema de gerenciamento de nomes hierárquico e distribuído operando segundo duas definições:
  • Examinar e atualizar seu banco de dados.
  • Resolver nomes de domínios em endereços de rede (IPs)."
Ou seja, resumidamente, um servidor de DNS é responsável por receber endereços e retornar os IPs dos servidores que abrigam os respectivos sites. Cada vez que um computador precisa obter um recurso da internet (uma página inteira, trecho dela ou afins) ele envia ao servidor de DNS o endereço do recurso desejado. Este então verifica qual o endereço de IP do servidor que possui o recurso em questão e envia ao computador. Este processo ocorre para páginas da web e alguns outros recursos. A regra é simples: quanto mais rápido o servidor de DNS enviar a resposta, mais rápida tende a ser a navegação.
Como alternativa aos servidores de DNS padrões das operadoras, há dois grandes serviços públicos: o veterano OpenDNS e o novato Google DNS.
Neste momento estou testando o Google DNS. A melhora de performance até agora não chegou a impressionar. Nos próximos dias testarei também o OpenDNS e efetuarei novos posts com mais detalhes e os resultados dos testes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário