segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

DNS, parte 2: Google DNS

Confira a parte 1 da série sobre testes de DNS: DNS, parte 1: Tentando Turbinar a Navegação.
Há alguns dias iniciei alguns testes com servidores de DNS alternativos, para tentar dar um gás na minha conexão enquanto o upgrade não chega. Desde então estou utilizando como padrão o servidor de DNS do Google.
A melhora até agora foi razoável. As respostas do DNS são praticamente instantâneas, o que pode ser percebido no tempo de resolução do host (indicado na barra de status do navegador). Este tempo passou para praticamente zero. O impacto disto na navegação foi razoável: o tempo de carregamento das páginas foi consideravelmente reduzido, embora não dispense o upgrade. Fora isto, não houveram outras mudanças significativas na navegação.
Interessante reparar como a Google busca sempre facilitar e motivar. A começar, os IPs do servidor de DNS são simples (8.8.8.8 e 8.8.4.4), além do site do Public DNS conter vários motivos para utilizar o serviço.
O que faltaram foram opções de customização: é possível logar com a conta do google, porém nenhuma opção extra é habilitada. Não há opções de segurança ou bloqueio de sites ou grupos de sites.
No geral, o serviço atendeu bem às suas propostas: agilizou a resolução dos endereços de navegação.
Em breve, os resultados dos testes do serviço do Open DNS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário