sábado, 15 de janeiro de 2011

Teste de browsers Ubuntu

Continuando os meus posts sobre Linux, especialmente sobre o Ubuntu, hoje é dia de testar um dos tipos de aplicativos que mais ganhou importância nos últimos tempos, os browsers. Seguindo os moldes do teste feito pelo OVelho com browsers para Windows, resolvi comparar através de medidores (benchmarks) a performance de alguns browsers disponíveis para o Ubuntu. Para isso, instalei os três principais aplicativos desse tipo disponíveis para Linux, em suas últimas versões estáveis. São eles o Firefox (3.6.13), o Chromium (10.10) e o Opera (10.62). Para dar uma apimentada nos testes, adicionei dois browsers menos conhecidos existentes nos repositórios do Ubuntu. São eles o SeaMonkey (2.0.11) e o Midori (0.2.4).
A intenção dos testes é apresentar um conjunto de dados comparativos. Por isso, os valores não devem ser considerados em números absolutos, apenas o comparativo entre os softwares deve ser considerado.
Cada teste foi efetuado uma única e sumária vez em cada um dos navegadores (vamos, eu não tenho todo tempo do mundo) e o resultado anotado e graficado. Junto a cada teste há um link para o teste, que pode ser repetido em qualquer navegador por qualquer um.
Sem mais delongas, vamos aos testes.
O ACID3 é um teste de consistência básica do browser. Verifica a compatibilidade com algumas das principais rotinas existentes em páginas. Feio para o Firefox que não conseguiu compatibilidade completa.

Hardware acceleration
A aceleração por hardware (leia-se placa de vídeo) é uma das grandes apostas para melhorar a performance das próximas gerações dos navegadores. A geração atual já aproveita discretamente essas funcionalidades. A performance do SeaMonkey surpreendeu e o Firefox não fez feio. O Midore apresentou FPS zero, provavelmente por não conter aceleração alguma via hardware.

The HTML5 Test
A especificação do HTML5 já está rolando na internet, mas parece que a atual geração de browsers não está preparada pra ela, já que nenhum browser conseguiu os 300 pontos do teste. Ótimo desempenho do Chromium que parece um browser bastante atualizado. O desempenho do Midori surpreendeu e a do Firefox decepcionou.

Psychedelic Browsing
O teste de "navegação pscicodélica" é disponibilizado pela Microsoft. Surpresa a performance imensamente superior do Firefox, que deixou todos os outros comendo poeira. O SeaMonkey apresentou erro na execução do teste, daí a pontuação zero.

Sputnik
O Sputnik é um teste disponibilizado pela equipe da Google que verifica a capacidade do browser de executar as diversas instruções JavaScript existentes. Novamente, o Firefox decepcionou. Minha aposta seria de que o Chromium se sairia melhor nesse teste, mas o Opera surpreendeu e foi o melhor.

O SunSpider é outro teste de JavaScript bastante completo. Para este comparativo, foi considerado apenas o tempo de execução do teste, ou seja a performance na execução. Surpresa o Midore conseguir tempo próximo dos navegadore Chromium e Opera.
O V8 é um teste usado pela equipe do Chromium para verificar a aderência da sua engine de JavaScript com algumas instruções, daí a vantagem do Chromium no teste. O SeaMonkey não foi capaz de concluir o teste, daí a pontuação zero.

Dados os fatos, prefiro não opinar por preferência por um ou outro browser. Nos próximos dias volto com novos testes ou artigos.

4 comentários:

  1. Muito interessante.
    Acho legal você testar o Google Chrome também, apesar de ele ser uma variação do Chromium, com certeza o pessoal da Google deu uma boa melhorada nele e sinto ele mais eficiente em alguns casos.

    Ps.: vi seu post no Guj.

    ResponderExcluir
  2. Bem legal o post e ótimo trabalho testando! Realmente hoje os browsers no Linux estão bem evoluídos. Lembro ainda do Mozillão clássico e o Konqueror uns anos atrás; a tristeza que era :)

    ResponderExcluir
  3. E falando em Chrome, aqui o Flash player frequentemente dá problema.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado a todos pelos comentários.
    Sobre o Flash, tanto no Firefox quanto no Chromium só tenho problemas se abro diversas abas de sites com flash (youtube por exemplo). Mesmo assim, o flash consome muitos recursos, tempo do processador principalmente.

    ResponderExcluir